World Class Manufacturing (WCM) ou Fabricação Classe Mundial: Origem e conceitos gerais. | Gestão e Treinamento Empresarial
World Class Manufacturing (WCM) ou Fabricação Classe Mundial: Origem e conceitos gerais.
"World Class Manufacturing (WCM) ou Fabricação Classe Mundial: Origem e conceitos gerais."

World Class Manufacturing (WCM) ou Fabricação Classe Mundial: Origem e conceitos gerais.

O termo "fabricação classe mundial" é popularmente usado para denotar um padrão de excelência: o melhor dos melhores fabricantes a nível internacional. O termo ganhou destaque após a publicação de 1986 de World Class Manufacturing: The Lessons of Simplicity Applied por Richard J. Schonberger, que foi a sua continuação de Japanese Manufacturing Techniques: Nine Hidden Lessons in Simplicity de 1982.

A concorrência global tem causado mudanças fundamentais no ambiente competitivo das indústrias manufatureira. As empresas devem desenvolver objetivos estratégicos que, mutatis mutandis, resultem em uma vantagem competitiva no mercado. Para a maioria das indústrias manufatureiras, o aumento da produtividade e a melhor eficiência geral da linha de produção são os objetivos mais importantes

A Fabricação Classe Mundial, cuja sigla é WCM, trata-se de uma coleção de conceitos que estabelecem padrões para produção e fabricação. As fábricas japonesas são creditadas como pioneiras no conceito de fabricação de classe mundial que foi introduzida na indústria automobilística, eletrônica e siderúrgica.

Os objetivos gerais das políticas e procedimentos da WCM são produtos de qualidade, no prazo e com os menores custos operacionais possíveis. É essencial, nos mercados globais atuais, estar um passo à frente da concorrência e a WCM é vista como uma forma para isto.

Entre outras coisas, a WCM requer um foco contínuo em melhorias na qualidade, incluindo áreas como prazos de entrega internos e externos, flexibilidade nas operações e altos níveis de atendimento ao cliente. No Japão, isso é chamado de Kaizen, melhoria gradual e contínua.

Resumindo, o WCM não é um método específico, mas uma mentalidade voltada para fornecer consistentemente um desempenho de fabricação excepcional e que supera as expectativas.

Na prática, é uma abordagem orientada a processos que aplica os melhores conceitos e modelos de processo dentro do fluxo de trabalho geral de negócios e os usa para operar e gerenciar o processo de fabricação. Dependendo do tipo de negócio, existem muitas variantes, sendo as maiores diferenças entre manufatura discreta e por processo.

A World Class Manufacturing (WCM), como um sistema integrado, traz a excelência em todo ciclo de produção e logístico de um empreendimento, guiando-se pelos seguintes princípios gerais:

  • Envolvimento de todos os níveis e funções.
  • Melhoria contínua de todos os serviços.
  • Adoção dos princípios da Qualidade Total, Produção Enxuta (Lean Manufacturing) e Sistema Integrado.

Considera-se que um fabricante classe mundial apresenta sete fatores-chave de sucesso que são:

1. Redução do tempo de fabricação e entrega (lead time)

2. Responder rapidamente às mudanças de mercado (time to market)

3. Reduzir custos operacionais

4. Exceder as expectativas do cliente

5. Gestão global, com participação de todos

6. Simplificar e gerenciar processos de terceirização

7. Melhorar desempenho do negócio.

Do ponto de vista operacional, a metodologia WCM é desenvolvida no aprofundamento de dez principais aspectos da produção, chamados pilares técnicos.

Os "Pilares Técnicos" são os seguintes:

1.     Saúde e Segurança Ocupacional

2.     Desdobramento de Custos

3.     Melhoria Focada

4.     Manutenção Autônoma

5.     Manutenção Profissional

6.     Organização do Local de Trabalho

7.     Controle de Qualidade

8.     Desenvolvimento de Pessoas

9.     Logística & Atendimento ao Cliente

10.  Meio Ambiente

Esses pilares estão associados a dez pilares gerenciais que se aplicam a todas as equipes de trabalho, gestão e trabalhadores, que são considerados os verdadeiros protagonistas da revolução basicamente de baixo para cima.

Os "Pilares Gerenciais" são:

1.     Compromisso de Gestão

2.     Definição e Clareza de Objetivos

3.     Mapa de Rotas - Road Map do WCM

4.     Alocação de Pessoas Altamente Qualificadas 

5.    Comprometimento , Compromisso e envolvimento de toda a Organização

6.     Competência da Organização para implementar melhorias

7.     Tempo e Recursos Financeiros

8.     Nível de detalhamento do projeto

9.     Nível de Expansão

10.  Motivação dos Operadores

Cada pilar possui sete etapas que devem ser cobertas e certificadas para implementar essa metodologia, de modo que você não pode ir para o próximo passo se ainda não tiver concluído e certificado a etapa anterior.

Essas colunas abordam as funções do negócio em seu cotidiano de trabalho e exigem uma análise de custo/benefício que é o fator discriminador para a viabilidade do que se está prestes a empreender. Cada projeto deve ser apto a ter uma equipe competente, uma análise de custos, ações para melhorar a relação custo/benefício e monitoramento constante ao longo do tempo.

Os conceitos de profundidade e amplitude da WCM são propícios à inovação, uma vez que a metodologia exige que indivíduos trabalhem suas propostas primeiramente em uma área delimitada e somente quando a equipe obtiver os resultados esperados, seguindo rigorosamente os passos proporcionados pelo pilar, é que se pode pensar na extensão da metodologia aplicada em outros locais e sempre aplicando análises críticas preliminares.

Na prática, se as alterações se provarem muito restritas e com um escopo limitado, será impensável ir mais longe e estender a modificação no processo. A pontuação que vem da auditoria formal estabelece uma competição entre as plantas que leva a um novo impulso para a melhoria e, assim, a metodologia se retroalimenta e se desenvolve.

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