Master Plan | Gestão e Treinamento Empresarial
Principais sistemas de gestão de combate às perdas nos processos industriais reconhecidos mundialmente
"Principais sistemas de gestão de combate às perdas nos processos industriais reconhecidos mundialmente"

No nosso último artigo falamos sobre o que são perdas industriais e como podem prejudicar a empresa. Hoje, abordaremos este assunto de perdas e as metodologias, ferramentas extremamente eficientes. 

Devemos reforçar que toda empresa precisa ter uma produção satisfatória, processos enxutos e isentos de perdas para se tornarem cada vez mais competitivas e alcançarem a lucratividade esperada. Concorda?

Dessa maneira, evitar erros, aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, eliminar os desperdícios, atuar na redução de custos e riscos e otimizar a produtividade é essencial.

Assim como investir tempo e energia para identificar quais os processos do negócio que não estão agregando valor, impedindo a empresa de funcionar de maneira sustentável, passou a ser estratégico para o crescimento da organização.

Caso contrário, os prejuízos por baixa eficiência, atrasos de entregas de produtos, retrabalhos, descartes, produtos não conformes, reclamações, acidentes, contaminações, ociosidade, entre outros problemas podem comprometer o futuro do negócio. 

Veja, agora, modelos de sistema, metodologias de sucesso, que recomendamos para a redução das perdas e potencialização dos resultados.

Existem diversos modelos de sistema, ferramentas metodológicas disponíveis atualmente, porém, dentre as mais utilizadas, validadas e recomendadas pela Master Plan nestes 13 anos de experiência são: TPM (Total Performance Management), Lean Manufacturing e WCM (World Class Manufacturing). Conheça cada uma! 

  • TPM (Total Performance Management)

É um modelo de sistema de gestão que reeduca as pessoas para prevenir as possíveis perdas que podem ocorrer nos processos de uma organização e melhoria continua, maximiza a utilização dos ativos, aumenta a confiabilidade dos equipamentos e a capacidade dos processos, visando a máxima eficiência do sistema de produção e também atua na cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de resposta e assim satisfazendo os clientes e fortalecendo a posição da empresa no mercado através de um sistema sustentável a custos competitivos.

É a base da metodologia World Class Manufacturing (WCM) que explicaremos abaixo.

Através da implantação desta metodologia, é possível reorganizar a empresa criando um aculturamento de combate às perdas, integrando pessoas, equipamentos e produtos de todos os processos.  

O TPM visa eliminar diversos tipos de perdas, dentre elas:

Perdas por falhas administrativas, por desorganização, falhas de logística, medição e ajustes excessivos, acidentes, absenteísmo, baixo rendimento de insumos, consumo de energia, consumíveis, quebra / falha de equipamentos, desligamento ou parada do equipamento, setup / ajuste, tempo ocioso, baixa velocidade, qualidade insatisfatória e startup. 

E os benefícios deste modelo de sistema de gestão vão desde a autonomia dos operadores e melhoria do ambiente de trabalho até aumento da produtividade, eficiência e redução dos custos. 

  • Lean Manufacturing

É um modelo de sistema que busca reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e a qualidade dos processos e dos produtos. Trabalha aspectos, como a melhoria contínua, a redução de custos, a agilidade na produção, maior capacidade produtiva e melhorias no ambiente de trabalho.

O fundamento básico desta metodologia está no combate a 8 tipos de desperdícios:

  1. Desperdício de estoque: estoque excessivo significa recursos parados e resulta em problemas de espaço, desorganização de depósitos e perda de tempo na procura por mercadorias.
  2. Desperdício de movimentação: refere-se a pessoas e engloba até mesmo o trajeto que um colaborador precisa percorrer entre os setores para pegar ferramentas, materiais ou documentos, por exemplo.  
  3. Desperdício de espera: quando um material, funcionário ou equipamento está ocioso.
  4. Desperdício de superprodução: quando há produção em maior quantidade do que o cliente necessita. Também pode se relacionar a relatórios que ninguém lê ou impressão de informações desnecessárias.
  5. Desperdício de processamento excessivo: reuniões demais, trabalhar em um produto por mais tempo do que o necessário, processos não otimizados, varias funções, atividades que não agregam valor.
  6. Desperdício de produtos defeituosos:  ocorre quando produtos ou serviços têm alguma característica fora do especificado ou das expectativas do cliente que acaba não satisfazendo os requisitos e precisam ser corrigidos.
  7. Desperdício de potencial humano: se manifesta quando os colaboradores têm conhecimentos e capacidades que são ignorados pela empresa, não se utiliza o talento inerente dos colaboradores.
  8. Desperdício de transporte: movimento de materiais, ferramentas, equipamentos e produtos além do necessário, atividades que não agregam valor ao produto e são necessários devido as restrições do processo e das instalações, que impõem grandes distâncias a serem percorridas pelo material ao longo do processamento.
  • WCM (World Class Manufacturing)

Conhecida como Classe de Manufatura Mundial, é um modelo de sistema de gestão que foca na redução de custos, otimização dos processos e nas melhores práticas para produzir com zero desperdício, zero defeitos e sem quebras, através de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas. 

Este sistema baseia-se em 3 elementos primordiais:

  • Combate aos desperdícios, perdas e prejuízos em toda a cadeia produtiva;
  • Envolvimento e desenvolvimentos de todas as pessoas da organização;
  • Aplicação do conceito de melhoria contínua para otimizar sempre os padrões e métodos.

Para o sucesso na implementação de todas estas metodologias e sistemas é necessário investir em capacitações para promover o desenvolvimento das competências dos colaboradores visando minimizar e até mesmo exterminar problemas no processo produtivo.

Para finalizar, salientamos que um bom controle de perdas é essencial para que a empresa evite prejuízos, aumente sua produção e otimize seus lucros. 

Dessa maneira, a instituição atinge uma eficiência operacional excelente e garante vantagem competitiva no mercado.

Aqui na Master Plan nós temos profissionais qualificados capazes de ajudar você a identificar, analisar e combater as perdas nos processos industriais. Conte conosco para direcionar a organização no sentido de atingir resultados acima da média!

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe um comentário no quadro abaixo que entramos em contato.

 

A Master Plan é especialista em gestão e treinamento empresarial. São 13 anos contribuindo com soluções assertivas para alavancar o seu negócio através de resultados consistentes.

Entre em contato. Será um grande prazer atendê-lo!

WhatsApp: (19) 3422-3857

Telefone: (19) 99747-0626

contato@consultoriamasterplan.com.br

Veja outros temas que publicamos na nossa página do blog:

Conheça os principais métodos ágeis

A importância da autonomia nos processos produtivos

O que são perdas industriais e como podem prejudicar a empresa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE