Master Plan | Gestão e Treinamento Empresarial
Erros que você não pode cometer na gestão de paradas de manutenção
"Erros que você não pode cometer na gestão de paradas de manutenção"

A gestão de paradas de manutenção deve ser vista como uma atividade que requer cuidados e atenção no planejamento dos serviços e recursos necessários para execução do trabalho. Veja!

As paradas programadas para manutenção têm como objetivo principal manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos, como também prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos.

Elas devem ser tratadas como investimento, pois, além de contribuírem para um bom funcionamento das máquinas e equipamentos, reduzem os custos de manutenção e aumentam a eficiência do processo produtivo.

A importância da gestão de paradas de manutenção

Os motivos para fazermos paradas de manutenção são vários. Vão desde pequenos problemas provocados nos maquinários por falha na conservação, por erros no conserto e até para prevenir intercorrências. 

Independentemente do motivo, podemos ter muitas consequências negativas para o negócio, como atrasos na linha de produção, acidentes de trabalho e produtos defeituosos. 

Tudo isso impacta diretamente nos resultados da empresa, podendo, inclusive, causar danos para a organização.  

Pensando no bom andamento da empresa, o ideal é evitar ao máximo as paradas não planejadas e inesperadas, priorizando sempre o bom gerenciamento da manutenção.

A gestão de paradas de manutenção exige um excelente planejamento que envolve diversas áreas, segmentos e níveis da empresa. 

Também é importante salientar que as paradas devem ser feitas regularmente de acordo com um cronograma consistente e efetivo.  

Dessa forma, a empresa aumenta as chances de sucesso e evita grandes impactos nas atividades do dia a dia, afastando os riscos de problemas na produção. 

Os prejuízos que uma parada de manutenção sem planejamento pode provocar

Toda máquina parada ou ociosa representa prejuízo, uma vez que a produção daquela hora ou daquele dia fica reduzida. 

Com o impacto na produção, surge também a redução nos lucros e, consequentemente, no faturamento do negócio. 

Para compreendermos melhor, imagine o seguinte cenário:

  • A empresa possui um equipamento que opera 10 horas por dia e tem capacidade produtiva de R$600,00 por hora. Supondo que ela fique parada por dois dias, a queda no faturamento no fechamento do mês será em torno de 12 mil reais. 

Para piorar a situação, ainda existe a possibilidade da parada provocar desfalque no estoque, o que gera atraso nas entregas, reclamações de clientes e menos vendas. 

A falta de manutenção preventiva é uma questão que interfere bastante no bom andamento de uma empresa porque reduz a longevidade de equipamentos, aumenta os custos de manutenção, reduz a lucratividade do negócio e compromete a segurança dos colaboradores. 

Portanto, é de extrema importância priorizar ações que visem evitar paradas inesperadas. Assim, a equipe de manutenção e as partes interessadas têm a capacidade de pensar e planejar quando seria o melhor momento para isso. 

Ainda, se há uma taxa elevada de tempo de máquina parada na indústria, temos um forte indicativo de que há problemas relevantes por trás, como os que citamos. Na maioria das vezes, questões como a falta de manutenção também leva a outros prejuízos para a empresa.

Como evitar a parada inesperada?

Conheça algumas ações para reduzir as chances de interrupção na linha de produção. 

  • Conheça muito bem cada máquina ou equipamento no aspecto funcional e faça uma instrução das operações que executam;
  • Tenha um cronograma de manutenção seguindo as orientações do fabricante, técnicos especialistas e as especificações técnicas;
  • Elabore um plano de gestão de paradas de manutenção com o objetivo de facilitar o processo, seja para correção de falhas, prevenção ou substituições de peças;
  • Invista em treinamentos e cursos para que os operadores, técnicos de manutenção e demais colaboradores da empresa atuem de forma adequada e organizada, eficiente e segura durante as paradas de manutenção, otimizando recursos, tempo e produção. 

Erros que você não pode cometer na gestão de paradas de manutenção

Agora que já vimos a importância de fazermos paradas planejadas e estamos cientes dos possíveis problemas que as interrupções na produção podem causar, veja os erros que você deve evitar!

  • Não ter um plano de gerenciamento de riscos

Durante a parada, é necessário garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Dessa forma, cabe aos envolvidos identificar e prevenir riscos. 

Ter uma equipe pronta para agir caso algo não saia conforme o previsto também é interessante e evita acidentes graves. 

  • Não seguir um cronograma

O cronograma, quando bem elaborado, ajuda a definir os turnos de trabalhos que serão executados no maquinário durante a parada e ainda determina prazos, responsáveis e possíveis custos. 

  • Não detalhar as tarefas interdependentes mais longas

Caso uma ação atrase, consequentemente haverá impacto nas próximas. Por isso, deve-se identificar quais são as tarefas que podem provocar este tipo de problema e tratá-las com a devida atenção para não colocar em risco toda a parada. 

  • Não definir a uma equipe responsável pela gestão e execução de paradas de manutenção

Já estamos cientes que para o sucesso de uma parada é imprescindível que haja organização e planejamento.

Sendo assim, uma equipe treinada, qualificada, capacitada e habilitada para este tipo de serviço garante uma execução mais assertiva, atua na redução dos riscos e controla cada etapa do trabalho, utilizando todos os recursos necessários para o bom andamento das atividades. 

Aqui na Master Plan nós temos profissionais treinados, qualificados e capacitados para orientá-lo e ajudá-lo a desenvolver um bom plano de paradas de manutenção, ajudando a organização a atingir excelentes resultados. Conte conosco!

Gostou do artigo? Deixe um comentário no quadro abaixo e compartilhe com os amigos.

A Master Plan é especialista em gestão e treinamento empresarial. São mais de 12 anos contribuindo com soluções assertivas para alavancar o seu negócio através de resultados consistentes.

Entre em contato. Será um grande prazer atendê-lo! (19) 3422-3857 (19) 99747-0626 contato@consultoriamasterplan.com.br

Saiba mais!

Passos simples para delegar tarefas de maneira efetiva

A importância da autonomia nos processos produtivos

Excelência operacional no sistema de manufatura

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ao clicar em "Enviar" estará concordando com nossas POLÍTICAS DE PRIVACIDADE