Métodos ágeis são conjuntos de metodologias que simplificam a gestão de projetos, gerando impactos positivos em sua finalização. Confira os mais famosos e veja como aplicá-los!
Os métodos ágeis surgiram na indústria de softwares para solucionar problemas relacionados à falta de comunicação entre clientes e fornecedores, a erros na definição do escopo e até a atrasos nas entregas.
Para um segmento do mercado que precisa de velocidade e eficiência para ter sucesso, esses contratempos são extremamente prejudiciais.
Por isso, em 2001, um grupo de 17 programadores criou o Manifesto Ágil, elaborando uma metodologia que visava satisfazer os clientes ao entregar com mais rapidez versões de softwares conforme as necessidades.
Conheça seus benefícios e confira os métodos ágeis mais comuns!
O Manifesto Ágil
A partir da análise da gestão de projetos de sucesso, surgiram os primeiros conceitos de várias metodologias ágeis, como o Scrum e o DSDM.
Até hoje, funciona como um guia para a execução de qualquer gestão ágil e se baseia em quatro valores:
O documento também aborda doze princípios essenciais que podem ser aplicados em qualquer negócio:
A importância dos métodos ágeis
Vivemos tempos de indústria 4.0, que é marcada por uma maior interação entre processos realizados por pessoas e tecnologia.
Eles demandam um prazo para implementação reduzido e existe uma tolerância muito menor para erros.
Então, toda e qualquer empresa precisa evoluir em busca de eficiência e agilidade, fatores que as metodologias ágeis trabalham com o intuito de corrigir problemas relacionados a etapas de produção muito longas, a falhas na definição de entregas e ao desalinhamento de informações.
Os métodos ágeis quando aplicados da maneira correta, simplificam a forma que os projetos são executados, gerando resultados consistentes em menos tempo e com menor chance de erros.
Eles contam com uma proposta de processos mais curtos, com entregas em menor espaço de tempo, focando, principalmente, na melhoria contínua e no alinhamento da equipe.
Assim, a identificação de falhas fica mais fácil, facilitando os ajustes sem comprometer a produção.
Conheça agora os principais métodos ágeis.
Scrum: tem como principal objetivo auxiliar na gestão e no desenvolvimento de projetos que tenham um prazo curto de entrega.
É um dos métodos mais populares e permite que as empresas criem soluções inovadores para o mercado, fazendo com que haja um aumento da competitividade.
Pode ser aplicado para oferecer agilidade em projetos de alta complexidade e de urgência de entrega.
Na prática, funciona criando ciclos conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa.
Ao final de cada etapa, existe uma revisão do produto ou do processo para validação. O próximo sprint só é iniciado quando o anterior foi devidamente revisado e validado.
Lean: é indicado para projetos reduzidos e mais objetivos porque seu foco principal é identificar e eliminar os desperdícios dentro de uma organização ou em algum projeto.
Assim, promove redução de custos, na complexidade das tarefas realizadas e, consequentemente, o aumento da produtividade.
Kanban: funciona com checklists e oferece uma ótima visão de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Este é um dos métodos ágeis mais simples.
O principal objetivo deste método é buscar a evolução e não a revolução, permitindo que a organização dos processos seja feita de uma forma visual.
Para isso, basta criar um quadro com os seguintes campos:
Para o bom funcionamento do método, é vital que a equipe acompanhe as informações do quadro e atualize os dados constantemente.
Smart: uma boa alternativa para criar objetivos realistas e possíveis de serem atingidos por sua empresa. Ele se baseia em cinco princípios que são indicados pelas letras do seu nome.
S: que se refere a specific e significa que sua meta deve ser bem específica, diminuindo o risco de interpretações equivocadas;
M: que se refere a measurable e significa que a sua meta deve ser mensurável, uma vez que os objetivos numéricos e exatos são a melhor forma de provar a eficiência de um processo;
A: que se refere a attainable e significa que as metas estabelecidas devem desafiar o time ao mesmo tempo em que são alcançáveis;
R: que se refere a relevant e significa que as metas estabelecidas devem ser relevantes para o resultado final da empresa ou do processo;
T: que se refere a time-related e significa que é preciso definir um prazo limite para a entrega do projeto para que o time trabalhe com foco e efetividade.
Aqui na Master Plan nós temos profissionais treinados, qualificados, capacitados e habilitados para orientá-lo a respeito dos métodos ágeis, colocando em prática aqueles que melhor se adaptam à cultura organizacional. Conte conosco!
Gostou do artigo? Deixe um comentário no quadro abaixo e compartilhe com os amigos.
A Master Plan é especialista em gestão e treinamento empresarial. São mais de 12 anos contribuindo com soluções assertivas para alavancar o seu negócio através de resultados consistentes.
Nós podemos ajudar você a definir e implementar as melhores práticas, soluções e técnicas para atingir a excelência.
Não deixe de ler também o texto que publicamos sobre "Liderança 4.0: Prepare-se para o Futuro!".
Entre em contato. Será um grande prazer atendê-lo!
WhatsApp: (19) 3422-3857
(19) 99747-0626
contato@consultoriamasterplan.com.br