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Liderança 4.0: prepare-se para o futuro!
"Liderança 4.0: prepare-se para o futuro!"

Conheça este novo modelo de gestão de pessoas e saiba porque você deve colocá-lo em prática o quanto antes.

Nos últimos anos, o mundo sofreu mudanças em todas as áreas da cadeia produtiva de uma maneira muito rápida.

O mercado de trabalho precisou se adequar a novas demandas que foram originadas através de profundas transformações tecnológicas.

Devido a todas essas inovações e disrupções, as relações interpessoais e a gestão de pessoas também foram afetadas.

Assim, a Liderança 4.0 passa a ter um papel extremamente relevante dentro das empresas, pois é hora de aprender a conduzir a equipe levando em consideração as mudanças do mercado em razão da evolução da tecnologia sem desconsiderar a construção de bons relacionamentos com os liderados.

O líder do futuro tem as habilidades necessárias para aliar a humanização nas relações empresariais com o objetivo de promover novos talentos, estimular skills e extrair resultados incríveis do seu time baseado na cultura da empresa, na estrutura de trabalho e nos valores organizacionais.

A seguir, apresentaremos:

  • A origem e o conceito da Liderança 4.0;
  • As habilidades necessárias do Líder 4.0;
  • Por que a Liderança 4.0 é tão importante?;
  • Como implementar a Liderança 4.0.

 

A origem e o conceito da Liderança 4.0

Este novo modelo de liderança acompanha a chegada da quarta revolução industrial. Esta revolução provoca um impacto mais profundo na vida das pessoas porque mescla o mundo físico com o digital e o biológico.

As outras três revoluções também promoveram mudanças nos moldes de liderança. Veja!

Liderança 1.0: nasceu após a revolução industrial inglesa e tinha como objetivo potencializar os sistemas de produção;

Liderança 2.0: passou a se preocupar mais com o desempenho e a qualidade das empresas;

Liderança 3.0: com a chegada da informática, criou modalidades de negócio com base em novas tecnologias.

Por sua vez, a Liderança 4.0 chega em um momento no qual os processos produtivos estão cada vez mais automatizados e eficientes, o que gera grande mudança na forma de trabalho e no desempenho das equipes.

Podemos dizer, então, que este novo modelo de liderança continua em busca de resultados, mas atua também na transformação da mentalidade dos colaboradores.

Porque, com o avanço rápido da tecnologia, o pensamento das pessoas e os processos devem evoluir no mesmo passo.

Este novo líder precisa estar afiado no sentido de estimular novos e desafiadores padrões de raciocínio para dar conta das demandas de uma forma impecável. 

Outras características da Liderança 4.0 são: agilidade para sanar dúvidas e solucionar demandas; desenvolver capacidades individuais e coletivas dos integrantes da equipe; motivar o time para gerar novas ideias; estabelecer uma cultura flexível e alinhada ao mercado digital; mais autonomia aos liderados; e despertar o senso de colaboração.

E quais os benefícios que ela pode trazer para a empresa?

  • Maior compartilhamento de informações;
  • Feedbacks mais eficientes;
  • Geração de oportunidades corporativas e profissionais;
  • Mais tolerância às diferenças;
  • Resolução mais rápida de conflitos;
  • Aumento da produtividade.

As habilidades necessárias do Líder 4.0

É preciso saber quais são e como devolver as habilidades dos novos líderes para alcançar o sucesso esperado na gestão de pessoas. Abaixo, listamos as principais competência do novo líder.

  • Precisa compreender, tolerar e motivar a diversidade tanto cultural, quanto de gênero e de habilidades;
  • Manter-se atualizado para encontrar soluções rápidas no presente e se preparar para o futuro;
  • Saber lidar com as próprias emoções para compreender melhor o outro;
  • Tomar decisões racionalmente, considerando as mudanças e enxergando oportunidades;
  • Deve gerar resultados ao mesmo tempo que forma novos talentos e mantém o alto rendimento;
  • Encontrar maneiras de engajar o time, de reter bons colaboradores e de conquistar novos funcionários que possam contribuir de forma criativa e proativa;
  • Ser flexível, compreender suas limitações e investir no autodesenvolvimento;
  • Atuar como um mediador de conflitos, principalmente dos problemas relacionados à melhoria e aprendizado da equipe;
  • Apresentar feedbacks constantes, pensando no melhor desenvolvimento dos colaboradores para entregarem melhores resultados.

 

Por que a Liderança 4.0 é tão importante?

Porque ajuda a empresa a conduzir todos na mesma direção através de uma comunicação assertiva capaz de amenizar e de controlar a pressão causada pelas mudanças.

Ela também traz a oportunidade de fortalecer a equipe com base na troca de experiências, no estreitamento das relações interpessoais e do estímulo da autonomia.

Vale destacar ainda que a Liderança 4.0 ajuda a manter a empresa com o foco em inovação constante para acompanhar todas as transformações digitais e as modernizações dos equipamentos e dos processos. 

 

Como implementar a Liderança 4.0

Agora que você já está por dentro dos conceitos, das habilidades necessárias e sabe porque deve introduzir este novo modelo na sua empresa, veja como fazer isso de uma maneira prática e objetiva.

  • Invista no desenvolvimento das pessoas: colaboradores satisfeitos produzem mais e entregam resultados eficientes com redução de custos, de desperdício e com maior produtividade. Portanto, ofereça oportunidades para que eles possam otimizar seus aprendizados através de treinamentos, palestras, cursos, workshops e até de congressos.
  • Estimule o autoconhecimento: incentivar o aprimoramento das softskills é tão importante quanto ensinar habilidades técnicas. Colaboradores que sabem quais são seus pontos fortes e conseguem identificar seus pontos fracos podem lidar melhor com situações do dia a dia.
  • Construa bons relacionamentos: a Liderança 4.0 vai além do ambiente corporativo. O ideal é criar laços mais pessoais para que as conversas girem em torno também dos hobbies, dos sonhos, dos objetivos e das expectativas dos liderados. Isso ajuda a saber quando um funcionário não está mentalmente bem para ajudá-lo a superar esse momento. Além de contribuir para que os colaboradores confiem mais no líder.
  • Exemplo: é muito mais fácil ensinar as pessoas através do exemplo do que apenas pelo diálogo. Dessa maneira, para que os colaboradores respeitem o superior, este deve ter atitudes condizentes com o cargo que ocupa. Deve seguir todas as regras e ser modelo para funcionar como referência de comportamento e de profissional.

 

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Fontes pesquisadas: bbc.com; roberthalf.com.br/blog; administradores.com.br e blog.vb.com.br

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