Master Plan | Gestão e Treinamento Empresarial
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO UMA DAS ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA ORGANIZAÇÕES
"A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO UMA DAS ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA ORGANIZAÇÕES"

Muitas empresas não investem em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, em decorrência de sua prioridade para a conquista de novos clientes, criação de novos produtos e a necessária busca da sobrevivência perante as modificações contínuas da conjuntura, tecnologia e regras econômicas do país e do mundo.

Mas é importante destacar e enfatizar a imprescindibilidade da educação, que compreende os processos indispensáveis pelos quais as pessoas conquistam o conhecimento das ciências e do mundo, enquanto o treinamento representa uma educação voltada ao trabalho que contribui para a evolução do desempenho individual dentro das empresas.

            E a Educação Corporativa?

Seu principal objetivo é proporcionar o aprendizado necessário aos profissionais das empresas para a execução das responsabilidades organizacionais.   Representa uma etapa essencialmente relevante para o aprimoramento das competências individuais, sem que se recorra ou dependa das atividades realizadas por instituições externas.

A Educação Corporativa também pode ser classificada como um conjunto de técnicas e práticas inerentes à gestão de pessoas, com a precípua observação aos objetivos organizacionais. Ela abrange muito mais do que um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Compreende uma importante prática que busca o aprimoramento das competências profissionais e pessoais dos empregados em face das exigências cada vez maiores deste mundo globalizado.

É possível afirmar que as práticas da Educação Corporativa devem estar diretamente relacionadas ao planejamento da empresa, no que concerne à inovação, tão necessária para a conquista da vantagem competitiva e à possibilidade de reforço às atividades desenvolvidas no binômio: produtividade e qualidade.

Embora o mercado de trabalho ofereça uma considerável multiplicidade de opções de cursos, treinamentos e eventos pertinentes à formação pessoal e profissional, ainda não é possível encontrar profissionais prontos e preparados para a aplicação e cumprimento das obrigações empresariais. Isto significa que muitas pessoas apresentam ainda relevante formação teórica, mas com reduzida experiência para as práticas organizacionais.

A  dimensão social do treinamento e desenvolvimento de pessoal, inserido nas práticas da Educação Corporativa, é fator que deve ser considerado no processo de planejamento, elaboração e execução dos programas  que  visam,  preponderantemente, a melhor capacitação do ser humano para o trabalho.

A fixação de metas de aprendizagem e o aprimoramento das competências e habilidades, específicas e adequadas às necessidades organizacionais e individuais, contribui significativamente para a avaliação do conhecimento apreendido, bem como pela aplicação e avaliação dos resultados e novas alternativas de evolução do capital intelectual das empresas.

 Prof. Me Pedro Carlos de Carvalho 

Consultor da Master Plan Gestão e Treinamento Empresarial.

Mestre em Administração; Pós-graduado em Formação em Educação a Distância e Graduado em Administração de Empresas. Professor Universitário desde Agosto.1997. Autor de 8 livros e Coautor em outros 23 livros, sobre Recursos Humanos, Educação, Programa 5 S, Marketing, Vendas e Empreendedorismo. Diretor da AARC - Associação dos Administradores da Região de Campinas e Conselheiro do CDH - Centro de Desenvolvimento Humanístico (Campinas) Exerceu a Gerência de Recursos Humanos na Sony (11 anos), Singer (05 anos), Alcatel Cabos (05 anos) e Ferronorte – Ferrovias Brasil (03 anos). 

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