15 soft skills que você precisa ter para brilhar na carreira | Gestão e Treinamento Empresarial
15 soft skills que você precisa ter para brilhar na carreira
"15 soft skills que você precisa ter para brilhar na carreira"

Hoje em dia, apenas inteligência, técnica e experiência não bastam. É preciso desenvolver habilidades e competências sociocomportamentais e emocionais, conhecidas como soft skills, para se destacar no mercado de trabalho. Saiba mais!

Diferentemente das hard skills (habilidades técnicas que podem ser aprendidas e quantificadas), as soft skills dizem respeito às competências subjetivas e comportamentais. 

Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) e interpersonal skills (habilidades interpessoais) porque estão relacionadas à forma de se relacionar, interagir e de lidar com situações do dia a dia. São mais difíceis de avaliar e de mensurar. 

Para você ter uma ideia do poder das soft skills, muitos recrutadores e gestores tendem a escolher ou promover profissionais mais capacitados emocionalmente do que aqueles que possuem uma técnica exemplar, mas não sabem se relacionar.

Por exemplo, se existe um colaborador ou candidato muito qualificado tecnicamente, mas com características comportamentais que precisam ser aprimoradas; e um candidato ou profissional com qualificações técnicas razoáveis, porém com um perfil pessoal muito bom, a chance deste último ser promovido ou contratado é maior. 

Isso acontece porque as habilidades técnicas podem ser desenvolvidas através de treinamentos e de cursos presenciais ou online. Elas são facilmente compartilhadas e atualizadas. 

Por outro lado, soft skills são mais difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas ligadas à personalidade e a outros fatores emocionais construídos ao longo da vida.

15 soft skills que você precisa ter para brilhar na carreira

Listamos as principais soft skills que você precisa adquirir ou desenvolver para ter sucesso profissional. Veja!

1- Criatividade

A criatividade é a habilidade em resolver problemas de formas diferentes e de apresentar novas soluções. As empresas precisam de colaboradores criativos para planejar o futuro. 

2- Persuasão

Profissionais persuasivos são tomadores de decisão, influenciadores e costumam converter situações ruins em oportunidades. Transmitir uma visão e influenciar os outros a acreditar nisso é uma habilidade que tem sido cada vez mais procurada.

3- Colaboração

É a capacidade e disponibilidade de ajudar o outro a ser melhor. Afinal, quando todos se ajudam, a organização evolui. Profissionais com boa aptidão colaborativa tendem a compartilhar conhecimentos, apresentando maior competência na resolução de problemas.

4- Adaptabilidade

Talentos que se adaptam como camaleões às mudanças demonstram que sabem se reinventar e estão aptos a sobreviverem num ambiente de constante inovação. 

5- Gestão do tempo

Está associada a colaboradores organizados que sabem priorizar tarefas para fazer mais em menos tempo. As empresas buscam pessoas com este tipo de perfil. 

6- Positividade

Pensar positivamente é o primeiro passo para as coisas funcionarem da forma planejada. É uma habilidade muito requisitada nos momentos de crise, principalmente quando é preciso traçar estratégias para modificar o cenário insatisfatório para atingir resultados.

Pessoas com uma atitude mental positiva buscam autodesenvolvimento e costumam ver os problemas como oportunidades de melhoria. 

7- Inteligência emocional

Aqui entra o autoconhecimento para lidar com todas as variáveis do dia a dia e extrair o máximo possível de experiência de cada situação.

8- Resiliência

Talvez esta seja a soft skill mais valorizada, pois diz respeito à capacidade de enfrentar as adversidades sem se abater. Afinal de contas, a palavra resiliência significa voltar à forma original depois de alguma deformação ou choque.

Os profissionais resilientes têm menos receio de enfrentar grandes desafios.

9- Ética profissional

Colaboradores que compreendem o valor ético da organização são requisitados por agirem de acordo com um senso de pertencimento e, assim, minimizarem conflitos e situações constrangedoras.

10- Aprendizagem contínua

Os recrutadores buscam profissionais aptos e dispostos a aprenderem de forma contínua porque o mundo muda o tempo todo e estamos vivenciando um período de extrema inovação. 

11- Comunicação

Se comunicar, se expressar bem, de forma escrita ou falada, é fundamental para você ter sucesso em todas as áreas da vida.

Escrever bem ajuda você a organizar melhor os pensamentos. Organizar melhor os pensamentos contribui com um discurso mais eficiente e falar bem abre muitas portas para sua carreira e para o relacionamentos pessoais.

Sem contar que o exercício de ouvir permite entender o que a pessoa deseja com a conversa e facilita todo o processo de comunicação. 

12- Negociação

Conhecer, praticar e desenvolver esta habilidade é interessante para quem deseja avançar na carreira.

Com uma conversa você expõe seus argumentos, escuta a contrapartida e fica mais fácil de chegar num acordo. 

13- Organização

Uma pessoa organizada investe tempo, energia e muito esforço para manter as coisas funcionando. 

14- Visão holística

A visão holística é oposta à visão mecanicista, que divide a empresa em setores e assuntos específicos, tratando-os individualmente. É ter a consciência do todo ao executar a sua função dentro da empresa. 

15- Liderança

É praticamente impossível ser um líder sem saber se comunicar bem, sem facilidade para trabalhar em equipe, sem empatia ou criatividade.

Com a velocidade de produção do mundo globalizado, a busca por candidatos com esta característica é crescente.

A Master Plan e o desenvolvimento de pessoas

Nós podemos ajudar você a desenvolver competências, habilidades e conhecimentos fundamentais para alavancar sua carreira com excelência. 

Além de promover uma evolução pessoal e técnica, nossos cursos presenciais, on line ou híbridos (que mesclam aulas online e presenciais) oferecem vantagem competitiva através de atividades e de vivências práticas dentro da sua realidade. 

Ao investir na sua capacitação, você fortalece a base para o seu desenvolvimento e garante um retorno no futuro como profissional.

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